top of page

Podcasts

Inspirada no programa de lives produzido pelo Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar, a série de podcasts “Direitos Humanos em Rede” apresenta um diálogo com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes Universidades Estaduais do Paraná sobre temas necessários para a promoção de um ambiente universitário mais humanizado, inclusivo e de garantia da dignidade humana.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná com estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro- Portugal. Mestre em Educação e Graduado em História e Pedagogia. Pós-Doutor em História, na linha de Fronteiras, Populações e Bens cultuais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC/ UNESPAR - Campo Mourão e do Núcleo de Estudo Interdisciplinar Afro-Brasileiro da Universidade Estadual de Maringá-Paraná, com pesquisas relacionadas ao uso das mídias para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Com atuação docente em História e Cultura Afro-brasileira; História do Brasil; Metodologia do Ensino de História e História da África.

podcast epi_2_Georgiane (1).png

Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG e professora dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico - História, Cultura e Identidades ( PPGH/ UEPG) e no Mestrado Profissional em Ensino de História ( PROFHISTÓRIA- UEPG). É licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), Doutora (2015) e Mestra (2005) em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR, com pesquisas na área de Estudos de Gênero. Tutora responsável pelo Programa de Educação Tutorial do grupo PET História UEPG ( Educação e Diversidade). Líder no grupo Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades ( LAGEDIS/ CNPq), da Universidade Estadual de Ponta Grossa e pesquisadora vinculada ao grupo História da assistência à saúde COC/ FIOCRUZ/ CNPq. Desenvolve pesquisas vinculadas aos debates sobre Estudos de Gênero, História das Mulheres, Medicina e Cultura, História da Medicina, Maternidade, Memórias, Sexualidades e Diversidade

WhatsApp Image 2023-07-13 at 19.10.27.jpeg

Professora Adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História, área de concentração História, Poder e Práticas Sociais, Linha de Pesquisa Cultura e Identidades, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Possui graduação e especialização em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em História, Linha de Pesquisa História Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutora pela Universidade Federal do Paraná na Linha de Pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História. Estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) junto à Universidade de Oscar Lucero Moya, Holguín, Cuba (out. 2013 - jan. 2014). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos de Gênero, LAPEG/UNIOESTE. Faz parte do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ, pela UNIOESTE Cultura Relações de Gênero e Memória. Coordenadora do Núcleo Maria da Penha, NUMAPE/UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. Atua principalmente em História Social do Brasil Contemporâneo com pesquisas nos seguintes temas: história indígena, história das mulheres, memória, narrativa, gênero, violência de gênero, identidade e subjetividade.

podcast epi_3.png

Possui Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Interáreas da Educação Especial e Inclusiva - LEPIEEI (CNPQ/UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (CNPQ/UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Interação Social, Aprendizagem e Desenvolvimento da criança pequena (CNPQ/UFSCar).Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de aprendizagem, obstrução das vias aéreas superiores, respiração oral, problemas de atenção e atenção compartilhada.

podcast epi_5 Ingrid.png

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é psicóloga clínica - Particular e psicólogo da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino superior, e Análise do Comportamento.

podcast epi_6_Antonio.png

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) - Bacharelado e Licenciatura (1991 e 1992). Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado de São Paulo (USP-FSP) (1994), Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP-FFC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) (2012) e Pós-Doutorado em História Social UFRGS (2018). Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CJ\CCHE) da Universidade do Norte do Paraná (UENP); Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas UENP "Beatriz Nascimento", e, também, Professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Religião (UENP\CJ\CCHE). Teve experiência como Sociólogo na área de Vigilância Sanitária em Saúde do Trabalhador (1996 a 2012). Foi Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (Pibid\CCHE - Pedagogia 2015), assim como, Professor no Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (Parfor 2014 e 2017). Possui experiência nas áreas de conhecimento de Sociologia e Antropologia, com ênfase em temas relacionados à Educação, Relações Raciais e História da África. N. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8564-8521

WhatsApp Image 2024-06-27 at 18.26.28.jpeg

Mestre do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado à linha de pesquisa Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membro do grupo de pesquisa GPACS (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2015-2019). Ex-Membro do Laboratório de Estudo em Religiões e Religiosidades (LERR) entre os anos de 2016-2018. Ex-Membro do Laboratório de Ensino em História - Programa Residência Pedagógica (2018-2019). Desenvolve trabalhos na área de Cinema, gênero e horror. Atua como revisor de textos/produções acadêmicas, livros, entrevistas, textos de exposição e tradução (inglês) de artigos. Observação: As publicações até o ano de 2020 possuem outro nome como autoria principal, e isso em razão da retificação do nome de registro deste mesmo autor.

Imagem do WhatsApp de 2024-10-22 à(s) 13.02.46_3e9d3dba.jpg

Marla Dias da Rocha é militante nas causas LGBTQIAPN+, atuando em ONGs no Estado do Paraná. É técnica de enfermagem e trabalhou durante 7 anos na Secretaria de Saúde da cidade de Campo Mourão / Paraná, no setor das IST/AIDS. É graduanda do Curso de Turismo no Campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná - Unespar. Identifica-se como uma mulher travesti, sendo primeira aluna travesti a ingressar no Campus de Campo Mourão / Unespar.

bottom of page